sábia - Definition. Was ist sábia
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:     

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist sábia - definition

GÊNERO DE PÁSSARO
Sabiá; Sabia; Carasué; Caraxué

Sabiá         
m.
Pássaro dentirostro do Brasil, de canto mui suave.
sabiá         
sm (tupi sauiá)
1 Ornit Designação mais comum dos pássaros da família dos Turdídeos, predominando no Brasil as espécies do gênero Turdo, algumas das quais muito apreciadas pelo seu canto; embora a este gênero pertençam os verdadeiros sabiás, recebem também esse nome alguns pássaros das famílias dos Mimídeos, Fringilídeos, Traupídeos e Cotingídeos. Voz: canta, gorjeia, modula, trina.
2 Designação vulgar da inflamação dos cantos da boca; canto-de-sabiá, boqueira.
3 Bot Planta leguminosa-mimosácea (Mimosa caesalpinifolia)
S. -branco: nome de duas aves turdídeas (Turdus leucomelas e T. amaurochalinus)
S.-cavalo: o mesmo que sabiá-laranjeira. S.-coleira: ave turdídea (Turdus albicollis)
S.-da-campina: pássaro fringilídeo, também chamado trinca-ferro. S.-da-lapa: pássaro turdídeo (Turdus albicollis crotopezus)
S.-da-mata-virgem: pássaro cotingídeo (Lipaugus lanioides), também chamado sabiá-da-serra e sabiá-do-mato-grosso. S.-da-praia e S.-da-restinga: o mesmo que sabiapiri. S.-do-campo e S.-do-sertão: o mesmo que sabiapoca. S.-ferreiro: pássaro turdídeo (Turdus ruficeps)
S.-gongá: pássaro fringilídeo, também chamado trinca-ferro e papa-pimenta. S.-guaçu: o mesmo que japacanim. S.-gute: o mesmo que sabiá-laranjeira. S.-laranjeira: pássaro do Brasil Central e Meridional (Turdus rufiventris rufiventris), sua cor é pardo-avermelhada no peito e no ventre; de canto sonoro, é o mais apreciado dos sabiás; sabiá-cavalo, sabiá-gute, sabiá-piranga, sabiaponga
S.-piranga: o mesmo que sabiá-laranjeira. S.-preto: o mesmo que sabiaúna. S.-verdadeiro: pássaro turdídeo (Turdus fumigatus fumigatus).
caraxué         
sm (tupi karaxué) Ornit Denominação empregada na Amazônia para designar os pássaros que, no Sul, chamam de sabiá.
2 Ornit O mesmo que sabiá-branco, acepção 2.
3 gír Indivíduo que vive à custa de prostitutas; proxeneta; rufião
C.-da-mata: nome que dão ao sabiá-da-capoeira, na Amazônia.

Wikipedia

Turdus

Turdus é um género de aves da família Turdidae, que engloba 66 espécies de melros, tordos, caraxués e sabiás de médio e grande porte, caracterizados pelas suas cabeças arredondadas e longas asas pontiagudas, e por geralmente possuirem um canto melodioso. A distinção entre melros e tordos não é baseada em dados biológicos e é puramente cultural e linguística, variando de língua para língua.

Na classificação de Linnaeus, as aves do género Turdus foram a base da criação da família Turdidae, da qual eram o género tipo. Entretanto, no início da década de 1990, baseando-se em técnicas avançadas de biologia molecular que medeiam a hibridização do DNA, a taxonomia de Sibley-Ahlquist propôs a inclusão deste grupo na família Muscicapidae, transformando a antiga família Turdidae na subfamilia Turdinae. No entanto, a fiabilidade da metodologia usada e a relevância dos resultados obtidos é contestada por vários especialistas em observação de aves, e em algumas classificações mais recentes, como a proposta por James Clements, a família Turdidae é restaurada.

O grupo tem uma distribuição geográfica vasta e ocorre em África, maioria das ilhas atlânticas, Caribe, Américas e na totalidade da Eurásia, incluindo Japão e Filipinas. O género Turdus está, de forma geral, ausente da região da Australásia, onde ocorrem apenas o melro-preto, introduzido na Austrália e Nova Zelândia, e as muitas subespécies de T. poliocephalus, que habitam a Nova Guiné e ilhas circundantes.

Os Turdus são aves que se adaptam bem a habitats diversos, desde as estepes da Sibéria à floresta tropical da Amazónia. Preferem zonas arborizadas e podem ocupar com sucesso ambientes urbanos. Têm alimentação onívora.